Reconta Aí Atualiza Aí “DNA da Caixa é atender os mais necessitados”, diz presidente da Fenae

“DNA da Caixa é atender os mais necessitados”, diz presidente da Fenae

fenae

A Caixa Econômica Federal e seu legado histórico estão sob risco. Esta é a avaliação do presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, que defende que o “DNA da Caixa é o de atender os mais necessitados”.

Takemoto faz menção ao papel desempenhado pela instituição desde sua fundação. Exemplo clássico – lembrou ele ao programa Entre Vistas, do jornalista Juca Kfouri – foi a atuação no sentido de assegurar poupanças que garantiram a conquista de cartas de alforria por parte de escravizados, que juntavam dinheiro no Banco.

“A gente convive muito com os movimentos de moradia, com representantes de pessoas em busca de um imóvel. A Caixa é o principal agente para a realização deste sonho”, afirmou Takemoto, que trabalha no banco há 38 anos.

“A Caixa nasceu já com a missão de ajudar os mais necessitados. Esse deve ser o papel de todas as empresas públicas. Esse é o DNA da Caixa. Infelizmente, essa atuação está em risco”, contrapôs.

A avaliação de Takemoto se baseia no objetivo do atual Governo Federal e da direção da instituição em vender fatias da Caixa, como as áreas de seguros, cartões de crédito – “as áreas mais rentáveis no mercado financeiro hoje” – e loterias.

Leia também:
Ideia de “País quebrado” serve à estratégia de privatização, diz ex-diretora da Caixa
‘A Caixa não pertence a governos, pertence ao Estado e ao povo brasileiro’, diz Rita Serrano

“Ele diz que não vai privatizar a Caixa, mas é o que está fazendo. As pessoas não sabem, mas 40% do que é arrecadado nas Loterias é revertido em programas sociais. Estão tirando as partes que dão lucro e que sustentam a área social. Sem isso, o que sobra? Praticamente nada”, criticou. “De onde virão os recursos para esses programas?”.

Além do financiamento habitacional, setor em que lidera de forma absoluta, a Caixa opera programas sociais e educacionais como o ProUni e o Fies.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial