Pular para o conteúdo principal

Dicas e orientações para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física termina dia 30 de junho; você já fez a sua?

Por causa da pandemia, a data de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foi prorrogada por 60 dias. Porém, ela está chegando ao fim agora: dia 30 de junho.

Nesse sentido, para evitar problemas com a instabilidade do sistema e até com o esquecimento de algum dado, especialistas orientam que a entrega não deva ser deixada para a última hora.

O que é a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física?

Gláucia Costa, sócia da LBS Adogados, gravou uma série de vídeos explicando como funciona o pagamento e a restituição do Imposto de Renda. O primeiro vídeo é voltado para quem quer saber mais sobre o imposto.

O que são as deduções e quais podem ser feitas?

No campo pagamentos efetuados, você pode acrescentar despesas como médicos, despesas educacionais, plano de saúde, entre outros. Para tanto, basta você colocar o quanto você pagou que o programa calcula automaticamente o quanto você deixará de pagar, ou mesmo, o quanto receberá na restituição.

Para quem tem CNPJ, como funciona a declaração?

Glaúcia Costa explica que mesmo sendo MEI ou tendo sociedade em algum CNPJ, há necessidade de fazer a declaração do Imposto de Renda. Isso acontece porque há o recebimento de rendimentos como o pró-labore, aluguel entre outras fontes.

Como fazer a declaração sendo MEI?

De acordo com Gláucia Costa, quem é MEI (Microempreededor Individual) deve ficar atento com os rendimentos tributários e o os rendimentos não tributáveis. Basta se identificar no início da declaração como MEI e ir preenchendo normalmente.

Retificação da Declaração do Imposto de Renda

Para evitar problemas maiores, o ideal é que todo contribuinte entregue sua declaração até a data final estipulada pelo Estado, que em 2020 é 30 de junho. Porém, imprevistos podem acontecer, documentos podem demorar e a declaração pode precisar de retificação.

Quais as principais dúvidas para fazer a Declaração do Imposto de Renda?

Assim também, como bônus, a advogada e especialista Gláucia Costa respondeu algumas das pricipais dúvidas enviadas aos leitores pelo WhatsApp do Reconta Aí – 061 99977- 9527.