A taxa média de desocupação no Brasil se manteve estável no terceiro trimestre de 2022, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Por outro lado, por trás da média nacional é possível verificar que a desocupação atinge de forma diferenciada a população, atingindo mais as mulheres e os negros.
No terceiro trimestre de 2022, a desocupação ficou em 8,7% - uma diminuição de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 3,9 pontos em comparação ao mesmo período do ano passado.
Decompondo as taxas por gênero, a desocupação entre mulheres foi de 11% (acima da média) e de 6,9% (abaixo da média) entre homens. Em termos de raça, a desocupação atingiu 6,8% (abaixo da média) dos brancos, enquanto foi de 11,1% para pretos e de 10% para pardos (os dois acima da média).
Em seis das unidades da Federação houve recuo e nas outras 21 houve estabilidade. Em termos regionais, o Nordeste lidera com 12% e o Sul tem a menor taxa, com 5,2%.