Em denúncia publicada hoje (29), a Folha de S. Paulo afirma que o Banco do Brasil (BB) vem travando o crédito a estados comandados por políticos opositores ao presidente Jair Bolsonaro. Apesar da negação do BB em resposta ao questionamento da Folha - "Toda contratação de operações para o setor público segue estritamente as exigências legais dos órgãos reguladores..." - o jornal apurou que o vice-presidente de governo do Banco Público, Antônio Barreto, já havia manifestado que o BB teria inclinações a trabalhar em prol das negociações com apoidores do atual governo.
A situação se agravou depois que estados comandados por adversários políticos de Bolsonaro tiveram que recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir obter o crédito necessário. Segundo a Folha, essa foi a situação do Piauí, e agora, de Alagoas.
Mesmo ambos os estados sendo classificados como bons pagadores, o Banco do Brasil colocou entraves à liberação dos empréstimos, forçando-os a tomar medidas judiciais. Há ainda outros estados, cujos governadores são de oposição, que também relataram à reportagem difilcudades em obter crédito: Camilo Santana (CE) e Rui Costa (BA).