Pular para o conteúdo principal

36º Conecef: "Democracia brasileira está na beira do abismo", diz Erika Kokay

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) qualificou a gestão de Jair Bolsonaro como “necropolítica, um governo de morte”. A parlamentar fez referência à ausência de “coordenação no enfrentamento das crises sanitária e econômica”.

A fala, realizada durante o 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), se deu enquanto a deputada relembrava seu engajamento no movimento dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal, incluindo sua participação no primeiro Conecef, em 1985.

Ali nós conquistamos o direito à greve, à jornada de seis horas. Por isso é um prazer estar nesse Conecef em um momento grave de nossa história. Estamos com a democracia dançando na beira do abismo”, disse. “Foi o movimento dentro da Caixa que mudou meu caminho, que permitiu que eu aprendesse a enfrentar os desafios. Não é só um movimento dos trabalhadores da Caixa, mas a favor do Brasil”.

Kokay lembrou as investidas privatistas do governo Bolsonaro, incluindo a venda de ativos do setor de Seguros da Caixa Econômica Federal.

“Está cheio de irregularidades, como na modelagem dos preços. Há também a ausência de autorização parlamentar. Nossa legislação não permite”, defendeu.

O 36º Conecef homenageou o deputado federal Assis Carvalho (PT-PI) falecido recentemente e que também iniciou sua trajetória na militância no movimento dos trabalhadores da Caixa.

“Um coração que pulsava junto ao coração do povo”, disse Kokay em relação ao colega.