Pular para o conteúdo principal

Cuidado! Golpe no WhatsApp promete carteira de motorista gratuita

Imagem
Arquivo de Imagem
whatsapp

Golpistas estão usando o nome do programa CNH Social para roubar dados das pessoas através de aplicativo de mensagem. Recebemos denúncias no WhatsApp do Reconta Aí de pessoas que tiveram acesso a uma mensagem prometendo carteira de motorista totalmente gratuita. Para isso, seria necessário acessar o link e realizar a inscrição.

A CNH Social é um programa do Governo Federal que beneficia a população de baixa renda que não tem condições de arcar com os custos para realizar todo o processo da primeira carteira de motorista ou outros serviços relacionados à CNH. No entanto, a inscrição para o programa NÃO É por mensagem de WhatsApp.

A mensagem que está circulando pelo aplicativo de mensagem diz que a pessoa foi indicada para fazer a CNH Social gratuita e que é necessário clicar no link para realizar a matrícula. No entanto, pelo próprio WhatsApp já dá para ver que se trata de um golpe, pois sites do Governo Federal sempre terão no link a informação ".gov.br." no final.

IMPORTANTE! A CNH Social é um programa do Governo Federal, mas sua gestão é de responsabilidade do Detran de cada estado. Somente 12 estados e o Distrito Federal aderiram ao programa e realizam processos de inscrição para o público específico. São eles:

Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo.

Como funciona o golpe?

Ao clicar no link, o usuário é direcionado a uma página na internet. Para enganar as pessoas que estão acessando o site, os golpistas usam a logomarca da CNH Social. Além disso, eles prometem mais de sete mil vagas para a primeira habilitação, renovação da CNH e mudança ou inclusão de nova categoria na carteira de motorista. Eles ainda deixam registrado no final na página o nome "Governo Federal".

Os golpistas fazem algumas perguntas para o usuário responder e se cadastrar no falso programa. É preciso selecionar o estado onde mora, a cidade, digitar o nome completo e a idade. Depois é só clicar em cadastrar.

Ao preencher informações pessoais o cidadão acaba abrindo uma porta para que os seus dados sejam usados na aplicação de outros golpes como, por exemplo, empréstimos bancários e cartão de crédito. Além disso, informar o local onde mora pode atrair para sua casa bandidos que vão praticar outros crimes, como roubo e sequestro, por exemplo.

LEIA TAMBÉM:
- ATENÇÃO! Novo golpe no WhatsApp oferece saque auxílio de dinheiro do Fundo Previdenciário
Auxílio Emergencial: Saiba quais estados pagam um valor mensal para as famílias de baixa renda
Vale gás: Veja quais estados pagam o benefício para pessoas de baixa renda

Não caia em golpes pelo WhatsApp

Muitas vezes a mensagem de golpe é enviada por pessoas conhecidas e até mesmo parentes. Dessa forma, as informações são compartilhadas sem ter sido pesquisado se aquilo é mesmo verdade ou não.

Para não ser surpreendido com esses golpes, o ideal é sempre pesquisar na internet se aquela informação é verdadeira e nunca preencher questionários que solicitam dados pessoais.

Atenção! Sempre desconfie de promessas fáceis.