Reconta Aí Atualiza Aí CPI da Covid: Rosa Weber concede a Wilson Lima direito de não comparecer

CPI da Covid: Rosa Weber concede a Wilson Lima direito de não comparecer

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber atendeu a pedido de Wilson Lima (PSC) e suspendeu a obrigatoriedade de seu comparecimento político à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

Lima, primeiro governador a ser convocado para a CPI, deveria prestar depoimento nesta quinta-feira (10). Com a decisão de Weber, caso decida comparecer, poderá permanecer em silêncio se julgar necessário.

Além disso, o governador do Amazonas não deve, segundo a decisão judicial, ser submetido ao compromisso de apenas dizer a verdade.

Ainda que a decisão possa servir como precedente a outros convocados, Lima é o único governador denunciado pela Procuradoria-Geral da República junto ao Superior Tribunal de Justiça por conta de fatos relativos ao combate à pandemia.

O órgão de acusação entende que o aliado de Jair Bolsonaro participou de um esquema de desvio de verbas em processos de compra de respiradores. O fato de ser denunciado foi levado em conta por Weber.

Outros governadores já entraram com pedidos semelhantes no STF. Parte deles se dispôs a comparecer na CPI como convidados, não como convocados.

No caso de convites, aqueles que comparecem não se enquadram como testemunhas ou indiciados.

Leia também:
CPI da Covid: Elcio Franco se contradiz sobre cloroquina e compras de vacinas
CPI da Covid: Com bate-boca, novas convocações são aprovadas

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial