Pular para o conteúdo principal

CPI da Covid: Pfizer confirma cinco ofertas ao Brasil ainda em 2020

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Carlos Murillo, gerente-geral da farmacêutica Pfizer na América Latina e ex-presidente da companhia no Brasil, afirmou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado que a companhia fez cinco ofertas ao governo brasileiro ao longo de 2020. O relato ocorreu nesta quinta-feira (13).

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

As tratativas entre Pfizer e Governo Federal se iniciaram, segundo Murillo, em maio de 2020. A primeira proposta foi apresentada em agosto, disponibilizando dois modelos, um de 30 milhões de doses e outro com 70 milhões. No mesmo mês, outras duas ofertas foram realizadas em datas posteriores, nos dias 19 e 26.

"O governo não rejeitou nem aceitou a proposta", afirmou Murillo.

As duas últimas ofertas previam a remessa de 1,5 milhão de doses ainda em 2020. As negociações só voltaram em novembro de 2020, com mais duas propostas, mas a companhia já não se comprometia a entregar doses no ano passado.

Em fevereiro em 2021 uma nova proposta foi feita. Apenas a oferta posterior da Pfizer, realizada em março, seria desenvolvida e culminaria no contrato entre a farmacêutica e o governo.

Leia também:
- CPI da Covid: “A resposta é aprofundar as investigações”, diz Renan Calheiros sobre ofensas de Flávio Bolsonaro