Pular para o conteúdo principal

CPI da Covid: Omar Aziz é eleito presidente; Randolfe Rodrigues, vice. Renan Calheiros é relator

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Na primeiro reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado, foram confirmados os nomes favoritos na disputa para os cargos chave do colegiado.

O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito presidente da CPI com oito votos. Eduardo Girão (Podemos-CE), candidato da base de apoio do governo, teve três votos.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

“Não haverá pré-julgamento pela minha parte”, afirmou Aziz, que defendeu que a CPI deve servir para correção de rumos sem qualquer intenção de “vingança”.

“Essa CPI está no lar de cada brasileiro. 86% da população conhece alguém que faleceu. Não há nada igual na história do Brasil. Não podemos proteger ninguém que falhou. Ninguém aqui fará milagre, mas podemos estabelecer um norte”, complementou.

Leia também:
CPI da Covid: Liminar que impedia Renan Calheiros de ser relator é derrubada

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), candidato único à vice-presidência, teve sete votos. Quatro titulares votaram em branco para o cargo.

Aziz defendeu o nome de Calheiros para ser relator, indicando o nome do emedebista para a função: “Se Renan não pode ser relator, significa que ele não é senador. Não existe senador pela metade”.

Sessão da CPI

Após o início da sessão, conduzida primeiramente pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) por ser o parlamentar mais velho, aliados do Planalto tentaram tumultuar a votação para a presidência da Comissão.

Ciro Nogueira (PP-PI), da tropa de choque do governo, chegou a pedir a suspensão da sessão, apresentando questão de ordem sobre o fato de que integrantes do CPI já participavam de outras comissões de inquérito, o que é vedado pelo regimento.

Legendas com senadores que se enquadravam nesses casos, entretanto, pediram substituições nas comissões já existentes.