Pular para o conteúdo principal

CPI da Covid: Disputa entre independente e governista será definida em primeira reunião

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 está marcada para terça-feira (27). O órgão do Senado deve eleger sua mesa, cujos cargos centrais são a presidência, a vice-presidência e a relatoria.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

A disputa pela presidência da Comissão deve ficar entre Omar Aziz (PSD-AM) e Eduardo Girão (Podemos-RN). O primeiro é visto com independente, com uma longa trajetória política marcada por pender para o lado onde o vento é mais favorável. Já o senador do Rio Grande do Norte é visto como parte da tropa de choque de Bolsonaro.

Aziz, preferido na disputa, defende que a investigação não se restrinja ao Governo Federal, mas, ao mesmo tempo, intensificou as críticas ao Planalto após a crise sanitária que ocorreu no estado que representa.

O parlamentar do PSD deve contar com a maior parte dos titulares – independentes e membros da oposição – da CPI, em um acordo que ainda deve garantir Randolfe Rodrigues (Rede-AP) na posição de vice e Renan Calheiros (MDB-AL) como relator, configuração que é vista como negativa pelo Executivo.

Leia também:
CPI da Covid pode começar na próxima terça-feira (27)
Como funciona uma CPI?