Pular para o conteúdo principal

CPI da Covid: Com bate-boca, novas convocações são aprovadas

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado aprovou nesta quarta-feira (9) novas convocações, não sem um um intenso bate-boca entre os parlamentares.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

O senador Otto Alencar (PSD-BA) apresentou requerimento, que foi aprovado, para convocar a diretora do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Francieli Fantinato. Marcos Rogério (DEM-TO), parte da tropa de choque do governo, chamou o colega de "covarde", o que iniciou um bate-boca exaltado entre os presentes e que fez com que a transmissão de áudio fosse interrompida.

Além do depoimento, Fantinato deve passar por acareação com a infectologista Luana Araújo.

Leia também:
- CPI da Covid: Veja os piores momentos de Queiroga
- Queiroga na CPI: “Entendi que perfil não ia contribuir comigo”, diz sobre Luana Araújo

A principal movimentação da CPI nas convocações é focar em integrantes do chamado "gabinete paralelo". Tido como patrono do grupo em um vídeo recentemente divulgado, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) - que chegou a ser cogitado para ser Ministro da Saúde - será ouvido pela comissão.

Ainda neste eixo, foram convocados o secretário de Comunicação Institucional, Felipe Cruz Pedri e o ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco de Araújo Filho.

Uma perícia da plataforma TrateCov, que prescrevia cloroquina para o tratamento da doença, também foi aprovada.

O Ministério da Saúde também deverá prestar esclarecimentos sobre possíveis negócios realizados com a médica Nise Yamaguchi, que já foi ouvida pela CPI. Companhias aéreas também serão contatadas para informar quantas vezes, e quando, a defensora do tratamento precoce e seus irmãos viajaram a Brasília.