Reconta Aí Atualiza Aí CPI da Covid: Brasil foi o pior país no enfrentamento da pandemia, diz Maierovitch

CPI da Covid: Brasil foi o pior país no enfrentamento da pandemia, diz Maierovitch

Segundo convidado a comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado, o sanitarista e ex-presidente da Anvisa Claudio Maierovitch afirmou nesta sexta-feira (11) que o Brasil foi o pior país no enfrentamento da pandemia.

O médico citou um estudo australiano que colocou o Brasil na última colocação (98º) entre os países analisados.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

“O que poderíamos ter tido desde o início? A presença do Estado. Como? Com um plano de contenção”, defendeu. “Nós tínhamos experiência no nosso sistema de saúde, doenças que conseguimos controlar ao longo de nossa história”.

Maierovitch lembrou, então, que apenas um ano antes, um estudo da Universidade Johns Hopkins colocava o Brasil em 22ª posição em um índice global de resposta em saúde. No quesito específico de “resposta rápida ao alastramento de epidemias”, o País ocupava o 9º lugar.

“No Brasil, tínhamos o sistema instalado. Nós temos, em primeiro lugar, o Sistema Único de Saúde. Em qualquer lugar deste País, caso alguém tenha sintomas, essa pessoa poderia ser captada pelo sistema”, lamentou.

Para ele, a diferença se deu por conta da postura negacionista do Governo Federal. No levantamento australiano, o Brasil estava em uma posição próxima a de outros países com líderes com o perfil similar. O caso brasileiro, segundo ele, ainda assim é peculiar.

“Vários destes líderes foram revendo suas posições. O exemplo talvez seja Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, que defendia isolamento vertical. Depois de ter sido afetado pela doença, ele resolveu escutar o conselho de cientistas de seu país e passou a adotar medidas rígidas”, afirmou. “Nem por isso a economia daquele país foi à bancarrota, pelo contrário”.

Leia também:
CPI da Covid: Senadores têm aula sobre ciência com os pesquisadores Natalia Pasternak e Claudio Maierovitch
Pazuello, Ernesto Araújo, Mayra Pinheiro: veja quem terá sigilo quebrado pela CPI

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial