Pular para o conteúdo principal

Covid-19: Governadores pedem prorrogação de credenciamento de leitos extras

Imagem
Arquivo de Imagem
covid19

Wellington Dias, coordenador da temática de vacina e enfrentamento à covid-19  no Fórum Nacional de Governadores, tenta junto ao Governo Federal a prorrogação do credenciamento de leitos pelo Ministério da Saúde. O motivo é o crescimento no número de internações por conta da covid e outras doenças respiratórias em sete estados do País.

“Já temos 7 Estados com 70% ou mais da capacidade dos leitos ocupados para doenças respiratórias agudas e graves - Covid 19, destacadamente variante ômicron e H3N2/Influenza, além de viroses e diarréias. E demais Estados em situação de elevação no nível de ocupação”, explicou o governador.

LEIA TAMBÉM:
- Infectologista dá dicas de cuidados para se proteger da ômicron
- Covid-19: Bancários querem que bancos aumentem segurança sanitária

No próximo dia 31 de janeiro vence o credenciamento extra em razão da pandemia. Dias participou de reunião com o Fórum dos Governadores do Brasil, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para discutir o assunto, além da renovação de acordo de calamidade pública com o Ministério da Saúde.

“Vence em 31 de janeiro o credenciamento de leitos especial para este excedente em demanda por leitos hospitalares. Foi sinalizado proposta para prorrogar vigência das regras atuais, nos  entendimentos, para fevereiro de 2022’, disse o governador do Piauí.