Crise do coronavírus não isenta consumidores de não pagarem as contas. Faturas do cartão de crédito e demais boletos precisam ser pagos até o vencimento.
Estamos em quarentena, mas os boletos não param de chegar. O que fazer?
Saiba que a crise não isenta consumidores de não pagarem as contas. Tanto os boletos de consumo – como água, luz, telefone e condomínio – quanto as faturas dos cartões de crédito precisam ser quitadas até o vencimento.
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Não confunda!
No início desta semana, os cinco maiores bancos brasileiros anunciaram que vão prorrogar por 60 dias os vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e jurídicas. Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú Unibanco e Santander querem amenizar os efeitos negativos da pandemia no emprego e na renda.
Mas essa medida não vale para cheque especial e cartão de crédito. Então, se você está pensando em deixar o pagamento da fatura do cartão e do cheque especial para depois, não faça isso.
Por que pagar cheque especial e cartão de crédito em dia?
As taxas de juros do cheque especial e do cartão de crédito são exorbitantes. Para se ter uma ideia, os juros do cheque especial ficaram em 165,6% ao ano, em janeiro de 2020. Já o juro médio do rotativo do cartão de crédito fechou janeiro em 316,8% ao ano.
Ou seja, uma vez que se entra nessa bola de neve, fica difícil sair. Ainda mais nesse momento de crise mundial que estamos passando.
Quais dívidas podem ser prorrogadas?
O bancos brasileiros estão prorrogando o pagamento dos contratos de crédito como empréstimos pessoal e empresarial, consignado e financiamento imobiliário. Vale destacar que essa medida só vale para os contratos que estejam em vigência e com pagamentos em dia.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato direto com o banco para prorrogar essas dívidas por até 60 dias. Cada instituição definirá o prazo e as condições dos novos pagamentos.
Seguindo a orientação de evitar aglomerações, o cliente pode ligar para seu gerente ou usar os canais eletrônicos para entrar em contato com o banco e solicitar que as dívidas sejam prorrogadas.
Pagamento de faturas
Durante o processo de quarentena, pague seus boletos utilizando os meios digitais – como internet banking e aplicativos para celular – e o atendimento telefônico. Mas para quem não está recebendo os boletos normalmente, entre em contato com as empresas e peça uma versão digital da fatura – seja por e-mail ou whatsapp.
Não corra o risco de ter o seu nome negativado!
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