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Coronavírus: Como as distribuidoras de energia vão medir a sua conta de luz

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Prazo para pagamento da conta de luz não foi alterado. Medição do consumo pode ser feita pela distribuidora ou pelo próprio consumidor. Entenda!

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A pandemia do coronavírus não alterou o prazo para pagamento da conta de luz. As datas de vencimento seguem as mesmas e, quem não pagar em dia, estará sujeito à cobrança de multa e juros. Entretanto, as concessionárias estão proibidas de cortar o fornecimento de energia por 90 dias.

A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e vale para todas as residências urbanas e rurais e para os serviços considerados essenciais, como hospitais.

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Mas você sabe como está sendo feita a medição da sua luz?

Cada concessionária de energia elétrica tem a sua forma de trabalhar. Neste momento de isolamento social, as unidades físicas das empresas estão fechadas para atendimento ao público em praticamente todo o País. Entretanto, as empresas estão disponibilizando seus canais digitais para que os brasileiros possam resolver suas situações.

Já a medição da energia, feita por um profissional que vai de casa em casa para realizar a leitura do relógio, continua. As concessionárias informam que os trabalhadores da linha de frente seguem em seus postos para que o serviço não pare.

Mas existem casos, como o da Enel, que os próprios moradores devem medir o seu relógio de consumo de luz e enviar para a empresa. Isso mesmo. A orientação é de que os consumidores façam a própria leitura durante esse período.

A Enel está enviando SMS para informar os clientes do procedimento. Vale lembrar que o consumidor não é obrigado a fazer a própria leitura de consumo. Para os consumidores que não fizerem a leitura, o valor cobrado será a média dos últimos 12 meses.

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Como entender o meu consumo de energia?

Para saber como está sendo feita a medição do consumo de energia na sua região, acesse os canais digitais da sua concessionária. Pelos sites é possível obter informações e também acessar as faturas digitais.

Caso não consiga resolver pelo site, entre em contato por telefone com a central de atendimento. Algumas empresas estão disponibilizando até número de WhatsApp para facilitar a comunicação com o consumidor.