Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: Brasil fará testes clínicos com medicamento já existente

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Ministro Marcos Pontes anuncia testes clínicos com medicamento existente como forma de enfrentar a pandemia de Covid-19.

Ministro Marcos Pontes fala de testes clínicos com medicamento existente.

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (15), às 11h, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, falou sobre as ações da Pasta contra a pandemia de coronavírus.

Sem especificá-las, Pontes disse que o MCTIC programou 134 ações para atacar a pandemia. O ministro ainda ressaltou que 51 destas ações já foram concluídas; porém, mais uma vez sem citar quais foram.

Marcos Pontes reafirmou o papel da Ciência e reiterou que só ela poderá combater o vírus: “É a única arma para combater a causa desse problema todo, que é o vírus em si”.

Ele anunciou que o Brasil começará a fazer testes clínicos com medicamentos já existentes para combater o vírus. A eficácia foi auferida por cerca de 40 cientistas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) nos testes in-vitro, e o índice de sucesso foi de 94%. 

Para chegar a esse medicamento, cujo teste clínico  ocorrerá em 500 pacientes de 7 hospitais no Brasil, cerca de 2 mil outros remédios já existentes foram testados. Marcos Pontes não quis falar o nome do medicamento para evitar automedicação antes de qualquer comprovação científica. 

“A grande possibilidade é que esse negócio funcione”, disse o ministro.

Segundo Pontes, os pacientes em estado leve deverão assinar uma autorização para que o teste seja feito, sendo que não saberão qual medicamento estarão tomando. Os testes serão feitos com cidadãos infectados a partir dos 18 anos.