Reconta Aí Atualiza Aí CoronaVac: quais são os critérios para a compra de vacinas?

CoronaVac: quais são os critérios para a compra de vacinas?

Em meio à corrida pela imunização contra a Covid-19, diversas vacinas estão em testes, entre elas a CoronaVac: a vacina vinda da China.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deverá comparecer ao Senado Federal assim que tiver alta da internação a que está submetido. A sua convocação foi requerida pelo senador Humberto Costa (PT/PE).

O senador petista busca uma resposta sobre o recuo na compra da CoronaVac. Essa vacina contra a Covid-19 está sendo produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

Leia também
“Para deixar um legado digno para nossos filhos e netos temos que nos unir”, diz Maria Maeno

CoronaVac e a partidarização da saúde

No dia 20 de outubro, Pazuello assinou um protocolo de intenção de aquisição de 46 milhões de doses da vacina após aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O compromisso foi firmado em uma reunião com governadores e que contou com a presença do governador de São Paulo, João Doria – adversário político de Bolsonaro.

Contudo, no dia seguinte, Bolsonaro pediu que o protocolo de intenções fosse cancelado, sem nenhuma justificativa técnica. Em vídeo na página do presidente, o ministro Pazuello apenas respondeu : ‘É simples assim: um manda e o outro obedece’.

O bem da população acima de picuinhas

O fato é que a vacina criada pela Sinovac – produzida em parceria com o Instituto Butantan – está na fase final de testes e tem tido resultados promissores. Essa é a dimensão em que o senador e ex-ministro da Saúde, Humberto Costa, está levando em conta ao pedir explicações à Pazuello.

Na Rádio Senado, Humberto Costa afirmou: “Fizemos essa convocação do ministro da Saúde diante das idas e vindas do posicionamento do governo Bolsonaro, particularmente do próprio presidente”. De acordo com Costa, a posição do governo é fluida: “Em determinada hora afirma que vai adquirir as vacinas que forem necessárias, desde que registradas, venham de onde vierem. E no dia seguinte começa a estabelecer uma série de restrições a determinadas vacinas por conta da sua origem”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial