Pular para o conteúdo principal

BC: Copom sobe Selic para 2,75% ao ano; 1ª alta em seis anos

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (17), subir os juros básicos da economia pela primeira vez em quase seis anos. Por unanimidade, o Copom elevou a taxa Selic de 2% para 2,75% ao ano. 

A decisão acabou surpreendendo o mercado financeiro, que esperava aumento nos juros, mas de 0,50 ponto percentual. O movimento ocorre em meio ao aumento da inflação – que vai além da alta nos alimentos – e instabilidade política.

É a primeira vez que a Selic subiu vez desde julho de 2015, quando tinha sido elevada de 13,75% para 14,25% ao ano.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para perseguir a taxa de inflação. Quando a inflação está alta, o Banco Central aumenta os juros a fim de diminuir o consumo e com isso forçar os preços a cair. Em sentido oposto, a autoridade monetária derruba os juros para estimular o consumo quando a inflação está baixa.

A meta de inflação para este ano definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é 3,75% este ano. No entanto, esta margem pode ficar 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,25% e o superior, 5,25%.