Reconta Aí Atualiza Aí Copa América pode ser o campeonato da morte, diz Renan Calheiros

Copa América pode ser o campeonato da morte, diz Renan Calheiros

Copa América

Relator da CPI da Covid, Renan Calheiros, faz apelo a dirigentes e jogadores de futebol para que não apóiem a realização da Copa América no Brasil.

Na abertura da CPI da Covid nesta terça-feira (1), Renan Calheiros afirmou que não se pode contar com o bom senso da Presidência da República. Por isso, clamou a dirigentes e jogadores de futebol para que não apóiem a realização do torneio da Conmebol no Brasil: a Copa América.

Neymar, não concorde com a realização dessa Copa América no Brasil. Não precisamos disputar esse campeonato, precisamos disputar o campeonato da vacinação.

Renan Calheiros

A vinda da Copa América para o Brasil

Em menos de 24 horas, a Copa América que seria realizada na Argentina, será agora no Brasil. De acordo com a ESPN – veículo especializado em Esportes – a “Conmebol agiu rápido e definiu o Brasil como sede da competição” após a a suspensão do torneio na Argentina.

Nesse sentido, o torneio poderá ser realizado no Brasil em meio ao temor da terceira onda de contaminação de Covid-19, bem como sem infraestrutura de saúde adequada para o atendimento dos doentes. Apesar disso, a vinda da Copa América para o Brasil se deu com o aval do presidente do País, Jair Bolsonaro (sem partido).

Reações negativas

À BBC, o médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis ironizou: “Para responder à Pfizer, precisa de vários emails. Para responder à Conmebol, basta um telefonema”.

No mesmo sentido, conforme o estudo realizado pelo analista de dados Pedro Barciela, a maior parte das reações nas redes sociais foram negativas. No gráfico abaixo, criado por Barciela, as críticas à realização do torneio no Brasil estão em verde e representam 45% dos usuários. Já em roxo, representando 23,6% estão os perfis oficiais da Conmebol e Jair Bolsonaro. Em laranja, estão as piadas em relação à realização do torneio no Brasil, feitas por usuários de redes sociais de toda a América Latina.

Gráfico sobre a realização da Copa América no Brasil.
Fonte: Essa tal de Rede Social

Em outras palavras, além da revolta da população brasileira, há um isolamento internacional, manifesto em nas piadas direcionadas ao Brasil. Ao contrário do vagar com que o governo brasileiro respondeu à compra de vacinas da Pfizer, houve grande rapidez na resposta à Conmebol.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial