Pular para o conteúdo principal

Conta de luz: Bandeira de escassez hídrica chega ao fim hoje (16)

Imagem
Arquivo de Imagem
Conta de Luz

Finalmente brasileiros e brasileiras poderão respirar mais aliviados ao receberem a conta de luz. Conforme anunciado no início do mês (dia 6), chega ao fim hoje (16) a tarifa extra - bandeira vermelha 2, ou bandeira de escassez hídrica - na conta de energia elétrica. Em vigor desde setembro de 2021, a bandeira de escassez hídrica adicionava o valor de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Leia também:
- Setor de serviços tem queda de 0,2% em fevereiro
- Recorde: Presidente do BC reconhece inflação alta

Bolsonaro comemorou o fim da bandeira tarifária: "Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/4. A conta de luz terá redução de cerca de 20%". Apesar do fim da bandeira em abril, os consumidores só sentirão o impacto em maio ou junho - ou sentiriam, já que especialistas apontam que o refresco para a população pode não ser tão grande quanto o presidente diz.

Isso ocorrerá porque as concessionárias de energia elétrica irão promover reajustes de preços, repondo seus custos de acordo com a inflação. Nos últimos 12 meses, de março de 2021 a março de 2022, a inflação alcançou 11,30%, o que mostra que a queda do preço será menor do que o consumidor desejaria.