O Consórcio Nordeste lança nesta quarta-feira (25), em Natal (RN), o programa Nordeste Acolhe. A iniciativa prevê o pagamento de um auxílio de R$ 500 para crianças e adolescentes órfãos de vítimas da Covid-19 que vivem nos nove estados da região.
O Consórcio estima que existam pelo menos 26,5 mil órfãos no Nordeste. Para essas crianças e adolescentes, o auxílio financeiro será um instrumento de segurança de renda, que deverá ser pago mensalmente até o alcance da maioridade civil.
Inspirado na experiência do estado do Maranhão, o programa foi criado no âmbito da Câmara Temática da Assistência Social, composta pelas secretárias e secretários de assistência social dos nove estados da Região.
O Nordeste Acolhe estabelece diretrizes para as ações de proteção social às crianças e adolescentes órfãos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. Além do auxílio financeiro, serão desenvolvidas ações sobretudo nas áreas da saúde, educação e trabalho, com respeito às especificidades dos estados.
LEIA TAMBÉM:
- Falta de infraestrutura e orçamento apertado fazem diminuir consumo de frutas e hortaliças
- Imposto de Renda 2021: Receita abre consulta ao quarto lote de restituição
Na ocasião, a governadora do Rio Grande do Norte (RN), Fátima Bezerra, também irá assinar e enviar à Assembleia Legislativa do estado o Projeto de Lei criando o programa RN Acolhe.