Pular para o conteúdo principal

Conselheiros representantes de trabalhadores em empresas públicas lançam revista

Imagem
Arquivo de Imagem
dpvat

O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas lançou na noite desta quarta-feira (10) a primeira edição da revista Conselheiros em Ação.

A publicação pode ser acessada neste link. A revista é composta de artigos escritos pelo próprio Comitê e por conselheiras e conselheiros eleitos para representar trabalhadores em Conselhos de Administração de empresas públicas.

Os conselhos de administração foram um modelo pensado no setor privado para conciliar interesses de sócios e acionistas. No Brasil, uma lei de 2010 formulada pelo segundo governo Lula, garantiu a eleição de representantes de trabalhadores em empresas públicas,

"Precisamos ampliar o processo de controle social sobre as empresas, privadas e públicas, mas especialmente as públicas. Naquele momento foi um grande avanço. Mas é ainda muito atrasado em relação a outros países", diz Rita Serrano, conselheira na Caixa Econômica Federal e presidenta do Comitê Nacional.

Ela cita como exemplo o nível de participação em empresas alemães a partir de 1952, no período pós-Segunda Guerra.

Leia também:
- Brasil tem 4ª pior inflação acumulada entre países do G20

Para Selma Brandão, conselheira na Embrapa, a publicação e seu lançamento servem ao objetivo de "expor os processos de privatização e desmonte nos últimos quatro anos nas empresas nas quais trabalhamos e onde exercemos nossos mandatos".

O caso da Embrapa é exemplar: segundo Brandão, a empresa vem sofrendo cortes orçamentários e processos de "reestruturação" que afetam a própria atividade fim do órgão.

"A partir de outubro não sabemos como dar continuidade aos projetos de pesquisa", lamenta ela. "Esse é o momento de deixar claro para os trabalhadores nosso papel enquanto conselheiros, e nossos limites, que são muitos".

Rosangela Buzanelli, que atua na Petrobras, defendeu que os conselheiros, no atual contexto político, têm a missão de se articular, já que todas as empresas públicas são alvo de uma ofensiva do governo Jair Bolsonaro (PL): "O caos é o método. Ele não é por acaso. Vivemos em tão intenso ataque que não conseguimos planejar a resposta".

Além dos trabalhadores das empresas públicas e do público em geral, a revista Conselheiros em Ação deve ser entregue também a parlamentares e a candidatos nas eleições de outubro de 2022.