Pular para o conteúdo principal

Conferência Nacional: Centrais sindicais se unem em defesa dos direitos da classe trabalhadora

Imagem
Arquivo de Imagem
Conclat centrais sindicais

Com o mote "Emprego, Direitos, Democracia e Vida" as principais centrais sindicais do Brasil se uniram para realiza a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) em 2022. De acordo com nota enviada à imprensa, os organizadores esperam que a conferência seja uma oportunidade de mudar os rumos do desenvolvimento do País. No mesmo sentido, as centrais sindicais ainda reafirmam a importância do evento após o "ataque sem precedentes" que o governo Bolsonaro impôs aos trabalhadores e aos sindicatos.

Durante a conferência será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022 que, conforme informa a nota, está em elaboração. O documento pretende apresentar propostas para o desenvolvimento com geração de empregos de qualidade, aumento dos salários e direitos trabalhistas e previdenciários. Além dos temas voltados especialmente aos trabalhadores, a pauta também visa o combate às desigualdades, a defesa da democracia, a soberania nacional e a proteção à vida.

"O objetivo é contribuir para superar o caos instalado no País por um governo que aprofundou o desemprego e a pobreza, aumentou a carestia e a fome, deixando milhões no desalento e abandono, confrontou a ciência e a saúde na pandemia, sabotou vacinas e o SUS", afirma a nota.

LEIA TAMBÉM:
- "A criação de emprego depende de crescimento econômico que, infelizmente, não teremos em 2022", afirma economista

Os números que a Conclat busca reverter

A nota das centras sindicais traz números que retratam a situação da classe trabalhadora no Brasil:

  • 29,1 milhões, ou 25% da força de trabalho sem emprego ou em subempregos;
  • 41 milhões de trabalhadores (1 a cada 4) realizando trabalhos na informalidade, sem direitos trabalhistas ou previdenciários;
  • 116,8 milhões de brasileiros sem acesso pleno e permanente a alimentos (insegurança alimentar moderada à grave);
  • 19 milhões de brasileiros passando fome (insegurança alimentar grave);
  • Mais de 630 mil pessoas mortas por Covid-19.

As centrais entregarão a Pauta da Classe Trabalhadora 2022 a todos os candidatos às eleições de 2022 e tem como objetivo aumentar o protagonismo de classe trabalhadora após o período eleitoral.

Quando e onde será realizada a Conclat

A Conclat acontecerá no dia 7 de abril, em formato híbrido (presencial e online), na cidade de São Paulo. De acordo com as centrais sindicais, haverão rigorosos protocolos sanitários no local e transmissão por televisão e redes sociais do movimento sindical.