Pular para o conteúdo principal

Quase metade do planeta ainda não tem acesso à internet

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Quase metade do planeta ainda não tem acesso à internet. É isso que mostra o estudo “Estado da Banda Larga 2019“, da Comissão de Banda Larga, grupo que reúne representantes de empresas e das Nações Unidas.

Em 2019, o acesso à internet passou a estar disponível a 51% da população mundial. Foi o primeiro ano em que a conectividade ultrapassou a casa dos 50%.

O estudo também mostra que o ritmo de crescimento de conectividade em lares desacelerou, tendo saído de 53% para 54,8% entre 2017 e 2018. Em países mais pobres, a taxa de crescimento caiu de 19% em 2017 para 17,5% em 2018.

Essa análise mostra uma das faces da desigualdade. A conexão banda larga é importante para a realização de serviços e acesso à informações. A conexão de baixa qualidade foi apontada por 43% em países mais pobres e por 25% dos entrevistados em nações mais ricas.

No nosso podcast, o Crédito ou Débito, conversamos com a jornalista Marina Pita sobre a universalização do acesso à internet no Brasil. Marina Pita é especialista na cobertura do setor de telecomunicações e coordenadora de relações institucionais do Coletivo Intervozes. Confira!