Reconta Aí Atualiza Aí Veja como fazer a prova de vida digital para o INSS

Veja como fazer a prova de vida digital para o INSS

A prova de vida digital surgiu como projeto piloto em agosto do ano passado; agora, foi ampliada para 5,3 milhões de aposentados e pensionistas utilizarem o serviço

O governo ampliou nesta terça-feira (23) a prova de vida digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para mais 5,3 milhões de aposentados e pensionistas. O serviço permite fazer a prova de vida anual por meio de aplicativo de celular.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

A prova de vida digital dispensa o comparecimento presencial ao banco em que se recebe o benefício, onde normalmente é feito o procedimento. O projeto piloto foi lançado em agosto do ano passado, do qual participaram cerca de 500 mil beneficiários de todo o país. Segundo o INSS, o acesso à prova de vida digital está sendo liberado para segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor,

Como funciona a prova de vida digital?

Ao baixar o aplicativo no celular, a pova de vida será feita por meio de biometria facial, ou seja, o aplicativo analisará pontos específicos do rosto dos segurados para garantir que estão vivos. Esse mecanismo busca evitar fraudes contra a Previdência.

Para atestar a identidade, são utilizadas duas bases de dados confiáveis: a do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Passo a passo

Ao acessar o aplicativo Meu Gov.br, os segurados serão encaminhados para fazer a biometria facial.

Após permitir o uso da câmera do celular, o usuário utilizará dados da CNH para fazer a captura facial. É preciso, então, fotografar o rosto dentro da área circular indicada e a validação estará concluída.

Meu Gov.br pode ser baixado na Play Store e na App Store

Meu INSS pode ser baixado na Play Store e na App Store

Em caso de dúvidas, basta acompanhar o tutorial em vídeo feito pelo INSS no YouTube.

Leia também
IBGE libera mais de 204 mil vagas temporárias de trabalho para o Censo 2021

Com informações da Agência Brasil e INSS.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial