Foi aprovada nesta terça-feira (24) uma moção em apoio à contratação dos candidatos aprovados no Concurso Público da Caixa 2014. A votação aconteceu na Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados. A moção também defende a revogação de limites de contratação de pessoal pela Caixa, que foi estipulada pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).
De acordo com a deputada Erika Kokay (PT/DF), nos últimos 5 anos, a empresa tem diminuído drasticamente o seu quadro de pessoal, ocasionando numa redução de mais de 20 mil empregados sem a devida reposição, "o que compromete sobremaneira o cumprimento da missão institucional do banco".
VEJA TAMBÉM:
- Bancários vão às redes pedir a aprovação do PDL 342
- Preço da gasolina: MP 1063 não "trará qualquer benefício", diz sindicato
A Caixa continua com défict de empregados, sobrecarregando o trabalho dos bancários que atuam hoje nno Banco Público. Mas, ainda assim, o Conselho de Administração da empresa autorizou a contratação de apenas mais três mil funcionários.
Os aprovados no concurso da Caixa
O último concurso da Caixa, que ocorreu em 2014, teve quase 2 milhões de inscritos. Dentre eles, 32.879 foram aprovados. Contudo, em 2021 ainda não houve o chamamento dos aprovados.
Na justificativa apresentada por Kokay e pelo deputado Rogério Correa (PT/MG), os deputados afirmam que: "tais medidas são fundamentais para o fortalecimento do banco, bem como para o desenvolvimento de sua estratégia de negócios, em conformidade com a carteira diversificada de clientes, a ampla oferta de produtos e serviços, a abertura de unidades de atendimento exclusivo com equipe especializada e o foco em setores que a Caixa possui forte atuação, a exemplo de habitação, infraestrutura, construção civil e agronegócio, dentre outros”.