Reconta Aí Atualiza Aí Com conta de luz mais cara em dezembro, inflação de 2020 deve ficar acima da meta

Com conta de luz mais cara em dezembro, inflação de 2020 deve ficar acima da meta

A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de elevar o valor da conta de luz deve pressionar a inflação do ano – medida pelo Indice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a ficar acima do centro da meta estabelecida pelo governo. Caso a tendência se confirme, 2020 repetirá a mesma situação vivida em 2019.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

O sistema de metas de inflação estabelece anualmente um marco, definido pelo próprio governo, com o objetivo de nortear a política monetária do País. Na fórmula, há o centro [objetivo ideal], o teto e o piso. Os dois últimos foram definidos 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, respectivamente.

O regime de metas inflacionárias – instituído no Brasil no governo FHC – define que ao estabelecer estes pontos, busque um compromisso no combate à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ou seja, a inflação deve ficar dentro de um limite de tolerância dentro de uma faixa estabelecida.

Em 2020, o centro da meta estabelecida pelo governo é de 4%. O teto e o piso são, portanto, de 5,5% e 2,5%, respectivamente. Projeções feita por analistas colocam que o IPCA deve ficar em 4,2% ou 4,3% este ano com o aumento na conta de luz.

Com a volta da bandeira vermelha no patamar 2 – valor mais alto a ser cobrado pela tarifa de energia e que estava inativo desde maio de 2020 por conta da pandemia – há um acréscimo de R$ 6,243 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. O anúncio foi feito pela Aneel na segunda-feira (30).

Por conta do peso da energia elétrica no orçamento doméstico de pessoas e famílias mais pobres, a inflação sentida na base social brasileira deve sofrer uma elevação ainda maior.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial