Pular para o conteúdo principal

Greve Geral de 14/06: Cinco Greves Gerais que mudaram a sua vida

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

As Greves Gerais têm história. Com elas, trabalhadoras e trabalhadores do mundo inteiro garantiram os direitos trabalhistas que estamos prestes a perder agora. Nesse #14J se é grave, é greve!

Interromper a produção de países inteiros têm sido a fórmula adotada por trabalhadoras e trabalhadores desde a Revolução Industrial. Essas paralisações, chamadas greve em referência a Place de la Grève, em Paris, na qual desempregados se reuniam em busca de trabalho, remontam ao século XIX. Elas foram fundamentais para garantir direitos trabalhistas e melhores condições de vida.

via GIPHY

A Revolução Industrial, que ocorreu de maneira contínua no século XIX, é o momento da história em os produtos começaram a ser feitos em fábricas que empregavam diversos trabalhadores, ao invés das tradicionais oficinas. As condições de trabalho eram precárias e os salários extremamente baixos. Foi o nascimento da classe operária, que depois foi chamada de proletária.

via GIPHY

Em 1886 houve uma enorme Greve Geral nos EUA, que resultou na criação do Dia do Trabalhor. Era 1º de Maio e milhares de trabalhadores e trabalhadoras reivindicavam melhores salários e redução da jornada de trabalho – de 13 para 8 horas. Houve conflito com mortos, que posteriormente foram homenageados pela Internacional Socialista.

vJá em 1917 aconteceu o Protesto “Pão e Terra” em São Petersburgo, Rússia. 90 mil mulheres operárias foram às ruas em 8 de março para protestar contra o regime político de Nicolau II, que proporcionava péssimas condições de trabalho e fome.  Esse protesto deu origem ao Dia Internacional das Mulheres.

“Made in Dagenham” – “Revolução em Dagenham”, em português – é um filme dirigido por Nigel Cole, que mostra uma greve importantíssima no Reino Unido de 1968. O filme é inspirado na história real de 187 trabalhadoras que enfrentaram patrões e 55 mil empregados homens para obter equiparação salarial. Por conta dessa greve histórica, conseguiram que dois anos depois fosse aprovada a primeira lei britânica de salários iguais.


A fria Islândia foi palco de uma importante Greve Geral em 24 de outubro de 1975. Quase 90% das islandesas foram às ruas demonstrar sua importância para a sociedade e exigir direitos iguais aos dos homens. Essa greve culminou com a eleição de uma mãe solo à Presidência do País cinco ano depois, mostrando o quão forte foi sua liderança na sociedade.

O Brasil não fica atrás nessa bonita história de luta por direitos. Em 1989 houve a maior Greve Geral já registrada no país: 35 milhões de trabalhadores cruzaram os braços contra a política econômica levada a cabo por Sarney, em uma época que a inflação chegou a ultrapassar o índice de 1.700% ao ano. O chamado Plano Verão gerou perdas irreparáveis a toda a população no período e foi combatido com garra nas ruas de todo o país.

O Brasil está prestes a perder sua Previdência Social, garantida constitucionalmente. É grave, #14J é greve!

Imagem de trabalhadores em greve numa grande manifestação erguendo um cartaz escrito Trabalhadores unidos até a vitória. #14J é greve!Fonte: ww.ujs.org.br