Pular para o conteúdo principal

Censo: IBGE prepara plano para realizar pesquisa em 2022

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Foto: Simone Mello/Agência IBGE Notícias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (18) que prepara um plano para cumprir uma decisão do STF que estabeleceu a realização do Censo Demográfico em 2022. A pesquisa do IBGE foi cancelada após corte no orçamento.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

Em nota, o IBGE explicou que o projeto vai descrever as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda este ano, para que o Censo ocorra no ano que vem. Mas, por enquanto, sem data definida.

"A prioridade, agora, é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021", destaca a instituição.

Leia também:
- IBGE suspende processo seletivo após corte no orçamento do Censo
- Censo demográfico: Adiamento da pesquisa preocupa cientistas

As condições e o período para realização do Censo em 2022 serão retomadas com as áreas técnica, consultiva e operacional após  a elaboração do plano de trabalho.

Entenda o caso

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Censo Demográfico do IBGE deverá ser realizado em 2022. A contagem populacional estava prevista para 2020 e foi adiada para 2021, devido à pandemia do novo coronavírus. No entanto, por questões de corte no orçamento, foi inviabilizada.

Por maioria de votos, os ministros do STF concordaram com a decisão individual do ministro Marco Aurélio, que determinou que o Governo Federal adote as medidas necessárias para realização do censo, mas somente para o ano que vem.

Com informações do IBGE e Agência Brasil