Pular para o conteúdo principal

Cartão de Crédito ainda é a principal dívida das famílias

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Com o difícil cenário econômico refletindo no bolso dos brasileiros, o percentual de famílias com dívidas aumentou em dezembro.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), aponta que no mês passado, o percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnê de loja, prestação de carro e prestação da casa alcançou 65,6%, atingindo o maior patamar da série histórica.

Esse índice representa uma alta em relação aos 65,1% quando comparado a novembro de 2019. Também houve alta em relação a dezembro de 2018, quando o indicador alcançou 59,8% do total de famílias.

Valter Campanato – Agência Brasil


O Cartão de Crédito foi apontado em primeiro lugar como um dos principais tipos de dívida por 79,8% das famílias endividadas, seguido por Carnês, para 15,6%, e, em terceiro, por Financiamento de Carro, para 9,9%. 

Em relação às faixas de renda, o  número de famílias endividadas apresentou tendências distintas: para as famílias que ganham até dez salários mínimos, o percentual de famílias com dívidas alcançou 66,6% em dezembro de 2019, superior aos 65,9%, observados em novembro de 2019, e superior aos 60,8% de dezembro de 2018. 

Para as famílias com renda acima de dez salários mínimos, o percentual de famílias endividadas diminuiu, entre novembro de 2019 e dezembro de 2019, de 61,6% para 61,4%. Em dezembro de 2018, o percentual de famílias com dívidas nesse grupo de renda era de 55,8%.

Pesquisa

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é apurada mensalmente pela CNC. Os dados são coletados em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.