Reconta Aí Atualiza Aí Câmara deve iniciar debate de reforma tributária nesta semana

Câmara deve iniciar debate de reforma tributária nesta semana

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve impulsionar o debate em torno de uma proposta de reforma tributária a partir desta semana.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

Lira pediu que o relator da matéria na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apresente seu texto nesta segunda-feira (3). O presidente da Casa ainda defendeu publicamente que a reforma seja pautada e debatida de forma fatiada, aprovando matérias tidas como consensuais primeiro.

Entre estudiosos do tema, há críticas de que os textos endossados pela cúpula da Câmara não se tratam efetivamente de uma reforma tributária, mas de medidas de simplificação, que são necessárias, mas insuficientes.

Ao assumir a chamada reforma tributária como prioridade, Lira reforça suas ligações com o Palácio do Planalto, especialmente com a agenda da equipe econômica. Paulo Guedes, ministro da Economia, tem sido cobrado a avançar na plataforma ultra-liberal em meio a um processo contínuo de baixas entre os quadros da pasta.

Do ponto de vista político, o enfoque na reforma tributária tenta apresentar para a sociedade uma agenda “positiva”, em um contexto marcado pelo desgaste do governo com a pandemia.

Mais especificamente, Lira é um crítico da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado. Neste sentido, a movimentação em torno da reforma tributária é também vista como uma iniciativa com o objetivo de disputar holofotes e atenção com as investigações na outra Casa, entendidas pelo Executivo e seus aliados como um fator de potencial desgaste.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial