Pular para o conteúdo principal

Caixa, muito mais do que um banco para todos os brasileiros

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Por RitaSerrano

Pesquisa de imagem realizada no final de 2018 pela empresaInnovare com clientes Caixa e concorrência revelou que a instituição continuasendo a mais lembrada quando se fala em banco. O estudo promoveu 2.511entrevistas em todo o País e concluiu que a Caixa é Top of Mind para 26.6% dos participantes.

A forte presença na vida da população brasileira éreconhecida como um banco “para todos”. Para 84% a Caixa está aberta a todos ostipos de investidores/tomadores de crédito/correntistas. 71% avaliam-na como umbanco presente para todos os segmentos de renda, e 85% a todos os níveis deescolaridade.

Ao confrontar os entrevistados com slogans dos 5 maiores bancos, a maioriaassociou frases que tratam de transformação social à Caixa, tais como Compromisso com o Brasil e A Vida pede mais que um banco. O jingle da Caixa é reconhecido por 84% dos clientes bancários.

A Fenae, em parceria com o Vox Populi, realizou também em 2018 uma pesquisa interna, tendo como público-alvo trabalhadores do banco em diferentes níveis hierárquicos. Baseado em 1.501 entrevistas, o estudo revela que, de modo geral, eles gostam de trabalhar na Caixa: para 90% é bom ou muito bom, enquanto 80% consideram melhor do que em um banco privado e 79% querem desenvolver ali sua carreira profissional.

Pontos positivos

Os principais pontos positivos revelados foram aestabilidade no emprego (23%), benefícios (16%), salário (14%) e relacionamentoentre as pessoas/ambiente profissional (10%). Entre os negativos figuram asobrecarga de serviços/poucos funcionários (18%) e a cobrança para ocumprimento de metas (15%). No recorte hierárquico, o nível gerencial apontaainda defasagem tecnológica/falta de inovação.

Um alerta que não pode ser ignorado é a insatisfação como plano de saúde e a possibilidade de ascensão profissional (em ambos opercentual é de 23%), além do volume de trabalho (36% de insatisfeitos). É, naverdade, um raio-X de muitas das questões que constam da pauta do movimentosindical, tais como a necessidade de contratações, melhores condições detrabalho e de tecnologia.

Outro dado que aponta que estamos no caminho certo é oda privatização: a rejeição atinge 89,6%. Um forte estímulo para meu trabalhocomo conselheira, pautado pela defesa da Caixa pública, de seus trabalhadores edo desenvolvimento do Brasil.

É de fato muito compensador saber que a sociedadebrasileira traz a Caixa em sua memória afetiva, renovada a cada geração, e reconhecee aprova o desempenho de seus empregados. E que esses, por sua vez, sentem-seorgulhosos e em trabalhar ali, em que pese o muito que ainda temos a avançar.

E é essa Caixa, pública e respeitada, que continuaremos a defender para o Brasil.

RitaSerrano é representantedos empregados no CA, coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das EmpresasPúblicas e autora do livro Caixa, banco dos brasileiros (disponível em https://www.fenae.org.br/documentos/caixabancodosbrasileiros.pdf