Pular para o conteúdo principal

Caixa está pagando seguro-desemprego pelo Caixa Tem

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A Caixa anunciou nesta terça-feira (20) que começou a pagar o seguro-desemprego pela conta Poupança Social Digital. A iniciativa contempla os brasileiros que não indicarem conta no requerimento do seguro ou não possuem conta no Banco Público.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

De acordo com a Caixa, as contas digitais serão abertas de forma automática para o recebimento do seguro-desemprego. Assim, não é necessário que o cidadão apresente documentos e compareça à agência.

A movimentação da conta digital é feita pelo aplicativo Caixa Tem. Por ele é possível pagar contas, boletos, realizar compras usando o cartão de débito virtual ou QR Code e ainda realizar transferências para outras instituições financeiras.

A Caixa explica ainda que, caso o cidadão já tenha uma conta no Banco Público, o valor referente ao seguro-desemprego será depositado nessa conta existente. Ou seja, neste caso não será criada uma conta digital no Caixa Tem.

Atenção! Nos casos em que o valor do seguro-desemprego não possa ser creditado em conta existente ou em conta Poupança Social Digital, o trabalhador poderá realizar o saque.

Neste caso, o saque pode ser feito nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui e nas agências. No entanto, é necessário estar com o Cartão do Cidadão e senha.

Leia também:
Veja como atualizar o cadastro do Caixa Tem
Dataprev: Veja quem ainda pode contestar o auxílio emergencial negado

Seguro-desemprego

Para ter direito ao seguro-desemprego, o trabalhador precisa se enquadrar em uma das opções abaixo:

  • Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
  • Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • Pescador profissional durante o período do defeso;
  • Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

O valor que o cidadão irá receber considera a média dos salários dos últimos 3 meses anteriores à demissão. No entanto, para o pescador artesanal, empregado doméstico e o trabalhador resgatado, o valor é de um salário mínimo.

Realizando o cadastro no Caixa Tem

Passo 1: Baixe o aplicativo do Caixa Tem para o seu celular.

– Caixa Tem na Google Play Store
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.tem

– Caixa Tem na Apple Store
https://apps.apple.com/br/app/caixa-tem/id1485424267

Passo 2: Acesse o aplicativo e informe o seu CPF. Logo depois, você irá cadastrar uma senha de seis (6) dígitos. Essa senha será usada para acessar o aplicativo sempre que necessário.

Passo 3: Para acessar informações da sua conta, fazer pagamentos e transferências com a mesma senha de acesso, é preciso liberar o seu celular no aplicativo. Para isso, é preciso colocar o número do celular e aguardar uma mensagem de texto (SMS) com um código para confirmar sua identificação.

Passo 4: Pronto! Agora é só clicar no serviço que precisa.