Levantamento feito pela CNDL e pelo SPC mostra que 41% dos brasileiros esperam que a tecnologia proporcione mais autonomia no consumo
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que 41% dos brasileiros esperam que a tecnologia proporcione mais autonomia no consumo e 26% mais prazer ao realizar as compras.
Por outro lado, 28% responderam que se sentem desconfortáveis com essas novas ferramentas “porque preferem o contato com atendentes e vendedores”, enquanto 17% relatam a sensação de que os produtos são mais caros em função das tecnologias.
Os aplicativos móveis (67%) foram as ferramentas mais utilizadas pelos entrevistados no processo de compra; na sequência, estão os pagamentos com máquinas portáteis (65%).
Foto: Marcello Casal Jr / Agência BrasilOs resultados da pesquisa também mostram que os consumidores concordam que a tecnologia proporciona economia de tempo (67%), facilita o acesso à informação (65%), simplifica as compras (61%), a conexão com outras pessoas (58%) e o deslocamento pela cidade (58%).
A pesquisa revela ainda que a agilidade no atendimento é citada por 63% dos entrevistados como o principal diferencial para uma empresa se destacar no mercado.
Em relação aos eletrônicos, 78% da população possuem pelo menos um aparelho com sensores inteligentes, como Smart TVs (67%), aparelhos para cuidados com a saúde (31%), impressoras sem fio programadas à distância (21%), luzes com sensores de presença (18%) e câmeras de segurança com conexão ao celular (14%).
Metodologia – Foram entrevistadas 602 pessoas residentes em todas as capitais do País, com idade igual ou maior a 18 anos e de todas as classes sociais.