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Brasileiros esperam ter mais autonomia na hora da compra

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Imagem do site Recontaai.com.br

Levantamento feito pela CNDL e pelo SPC mostra que 41% dos brasileiros esperam que a tecnologia proporcione mais autonomia no consumo

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que 41% dos brasileiros esperam que a tecnologia proporcione mais autonomia no consumo e 26% mais prazer ao realizar as compras. 

Por outro lado, 28% responderam que se sentem desconfortáveis com essas novas ferramentas “porque preferem o contato com atendentes e vendedores”, enquanto 17% relatam a sensação de que os produtos são mais caros em função das tecnologias.

Os aplicativos móveis (67%) foram as ferramentas mais utilizadas pelos entrevistados no processo de compra; na sequência, estão os pagamentos com máquinas portáteis (65%). 

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Os resultados da pesquisa também mostram que os consumidores concordam que a tecnologia proporciona economia de tempo (67%), facilita o acesso à informação (65%), simplifica as compras (61%), a conexão com outras pessoas (58%) e o deslocamento pela cidade (58%).  

A pesquisa revela ainda que a agilidade no atendimento é citada por 63% dos entrevistados como o principal diferencial para uma empresa se destacar no mercado.

Em relação aos eletrônicos, 78% da população possuem pelo menos um aparelho com sensores inteligentes, como Smart TVs (67%), aparelhos para cuidados com a saúde (31%), impressoras sem fio programadas à distância (21%), luzes com sensores de presença (18%) e câmeras de segurança com conexão ao celular (14%).

Metodologia – Foram entrevistadas 602 pessoas residentes em todas as capitais do País, com idade igual ou maior a 18 anos e de todas as classes sociais.