Pular para o conteúdo principal

Brasil é 68º país que mais vacina no mundo, diz epidemiologista Pedro Hallal

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Segundo o epidemiologista e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, o Brasil é 68º país que mais vacina no mundo.

Apoiado pelas estatísticas do site Our World in Data – instituto de pesquisas reconhecido mundialmente -, o professor Pedro Hallal divulgou nesta segunda-feira (19) em suas redes sociais o péssimo ritmo da vacinação brasileira.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

Brasil é o sexagésimo oitavo (68) país que mais vacina contra Covid-19 no mundo.
Brasil é o décimo terceiro (13) país com mais mortes por Covid-19 no mundo.
Ambos os dados ajustando para o tamanho da população.
O gráfico nos compara com a média mundial (mortes por Covid-19). pic.twitter.com/unpKYSmndh

— Pedro Curi Hallal (@PedroHallal) April 19, 2021

Os dados escolhidos para a divulgação trazem a proporção de vacinados em relação ao tamanho da população do País, que podem ser conferidos clicando aqui. Igualmente, a pesquisa mostra a porcentagem de brasileiros e cidadãos de outros países que tomaram a primeira dose da vacina.

Vacinação ao redor do mundo

A princípio, os países mais avançados em imunização até agora são Israel – com 61,81% da população vacinada com pelo menos uma dose; Reino Unido, com 48,39% e Chile, com 40,46%. Nesse sentido, a corrida para vacinação começou cedo em Israel e no Chile. Ambos começaram a vacinar sua população ainda em 2020. Contudo, o Reino Unido começou a vacinação no início de janeiro de 2021 e já atingiu grande parte de sua população. A contribuição do sistema de Saúde Pública, o NHS, foi salutar para isso.

Brasil é 68 º país que mais vacina no mundo de acordo com o site Our World in Data.

Em contrapartida, Turquia vacinou 14,44% de sua população; Brasil, 11,46% e Índia, apenas 7,78%. O Brasil começou seu programa de vacinação no dia 18 de janeiro pelo estado de São Paulo, com o imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Brasil é 68 º país que mais vacinou a população. Como anda o resto do mundo?

No mapa disponibilizado pelo Our World in Data é possível observar o ritmo da imunização em todo o mundo. Nesse sentido, quanto mais escuro o país, maior a parte da população imunizada.

Leia mais sobre vacinas no Reconta aí.