Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro tenta se reunir com ministros do STF sob expectativa de pronunciamento

Imagem
Arquivo de Imagem
jair bolsonaro reeleito

Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições presidenciais, tenta se reunir com alguns integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (1º) no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

O encontro tem sido articulado por emissários e as presenças de Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques, Luiz Fux e Rosa Weber - a atual presidente do Supremo - tinham sido inicialmente confirmadas. As informações são do site Poder360. Alexandre de Moraes foi contactado mas teria ido a São Paulo.

A expectativa era de que após o encontro, um pronunciamento público de Bolsonaro finalmente ocorresse.

Leia também:
- Diretoria da Caixa garante transição, afirma Rita Serrano
- Alexandre de Moraes determina o desbloqueio de rodovias federais

Especula-se que Bolsonaro teria dois pontos fundamentais a apresentar aos integrantes da cúpula do Judiciário: demonstrar sua avaliação do processo eleitoral, inclusive com críticas à atuação da Justiça, e indicar a necessidade de salvaguarda a ele e sua família.

Em relação ao último ponto, as manifestações golpistas de caminhoneiros seriam utilizadas como exemplo, por parte de Bolsonaro, como indicativo do que pode ocorrer no país caso haja um processo acelerado de responsabilização judicial de sua pessoa.

Após indicativos de que a reunião ocorreria, os ministros do Supremo retrocederam.

Através de emissários, condicionaram o encontro a um reconhecimento público de Bolsonaro de que perdeu as eleições. Além disso, devem debater entre si uma posição consensual a ser sustentada perante o atual presidente. O silêncio de Bolsonaro também é visto por parte dos ministros como omissão perante os protestos golpistas, o que elevaria a necessidade de candidato derrotado ir falar ao público.