Pular para o conteúdo principal

Boletim Focus: Previsão da inflação para 2022 aumenta para 5,44%

Imagem
Arquivo de Imagem
Boletim Focus

A edição desta segunda-feira (7) do Boletim Focus traz projeções nada otimistas para a inflação em 2022. Os analistas do mercado financeiro aumentaram mais uma vez os prognósticos do IPCA, passando de 5,38% para 5,44%.

Em relação ao crescimento da economia do País, os economistas continuam estimando um crescimento de 0,30% em 2022. Já para 2023, o boletim Focus não trás uma previsão muito otimista. Pela terceira semana consecutiva, a estimativa do PIB para o próximo ano reduziu, passando de 1,55% para 1,53%.

De acordo com o mercado financeiro, o câmbio deve continuar estável. Pela sexta semana consecutiva, eles estimam que o dólar deve fechar do ano em R$ 5,60. Já para 2023, ele deve reduzir um pouco, chegando a R$ 5,50 até o fim do ano.

A Selic, taxa básica de juros da economia, segue estável em 11,75% e sem previsão de alta ou de redução. No entanto, para o próximo ano, o mercado financeiro estima que a taxa de juros deve reduzir para 8%.

LEIA TAMBÉM:
- São Paulo: Rodízio municipal de veículos volta a valer amanhã (7)
- Ciência e Pesquisa: Governo Bolsonaro derrubou investimentos em quase 75% em relação a 2015

O Boletim Focus é uma pesquisa divulgada toda segunda-feira pelo Banco Central, com estimativas de economistas para os principais indicadores econômicos. Mais de 100 instituições do mercado financeiro são consultadas pelo Banco Central para a formulação da análise semanal.