Pular para o conteúdo principal

Boletim Focus: Mercado eleva projeção da inflação pela 16ª semana consecutiva

Imagem
Arquivo de Imagem
focus

Os agentes do mercado financeiro consultados pelo Banco Central para a formulação do Boletim Focus aumentaram pela 16ª semana consecutiva sua previsão para a inflação de 2022. O documento foi divulgado nesta segunda-feira (2).

Na última edição, o Focus apontava a expectativa de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumularia alta de 7,65% ao final do ano. Nesta semana, a projeção passou para 7,89%.

Apesar da previsão para a inflação subindo, o Focus aponta que o mercado não alterou, neste momento, a projeção para taxa Selic. Segundo as estimativas, ela deve fechar 2022 em 13,25%.

Leia Mais

- Com greve suspensa, servidores do Banco Central mantêm "operação padrão"

- Dieese: "Economia patina e trabalhadores pagam a conta"

Da mesma forma, a projeção para o crescimento do PIB subiu para 0,70%. A estimativa anterior era de 0,65%.

A projeção do mercado financeiro para a inflação do ano de 2023 é também negativa. Na edição passada, a inflação oficial projetada para o ano era de 4%. Agora é de 4,10% - sendo a 4ª semana consecutiva com piora. A projeção para o PIB foi mantida em crescimento de 1%. Neste cenário, a expectativa sobre a taxa básica de juros passou de 9% ao ano para 9,25%, patamar que interrompe uma sequência de 5 semanas de estabalidade.

A publicação do Boletim Focus, realizada tradicionalmente às segunda-feiras, foi afetada por conta de mobilização dos funcionários do Banco Central - chegando até a não ser publicada em alguns momentos. A paralisação das atividades foi suspensa, e o Focus voltou a ser publicado como usualmente, mas com atrasos no horário.