Pular para o conteúdo principal

Boletim Focus: Expectativa para inflação sobe de 3,45% para 3,54% em 2020

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A expectativa de inflação para o ano continua subindo semana a semana, conforme mostra a pesquisa do mercado financeiro feita com economistas. Nesta edição do Boletim Focus, divulgado hoje (30) pelo Banco Central (BC), a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indicador que mede a inflação oficial do País – é de que agora chegue ao final de 2020 com alta de 3,54%. Na pesquisa anterior, a aposta para a inflação era de 3,45%.

Vale destacar que esta é a décima sexta vez que os economistas demonstram pessimismo quanto ao indicador. Em outras palavras, a expectativa para inflação sobe há quatro meses. Para 2021, a projeção para inflação também subiu e agora a aposta é de 3,47%, ante 3,40%.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

PIB

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, os economistas esperam queda de 4,50% em 2020. Na projeção anterior, a expectativa era de retração de 4,55% na economia brasileira. Para 2021, os analistas melhoraram um pouco a previsão e apostam agora em crescimento de 3,45%. ante 3,40%.

Dólar

Em relação ao dólar, as apostas sofreram novamente pequena alteração para baixo e agora os economistas apontam que a moeda norte-americana chegue ao final do ano cotada a R$ 5,36. Na edição anterior, o dólar era estimado em R$ 5,38.

Selic

Os economistas apostam na Selic – a taxa básica de juros da economia – em 2% ao ano, mantendo a mesma expectativa por vinte e duas semanas seguidas. Para 2021, os economistas mantiveram a expectativa de que a taxa fique em 3%.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para decidir a taxa básica de juros da economia – a última reunião do ano – está marcada para 8 e 9 de dezembro.