Reconta Aí Atualiza Aí Boletim Focus: entenda o que é e para que serve a pesquisa do Banco Central

Boletim Focus: entenda o que é e para que serve a pesquisa do Banco Central

O Relatório Focus, mais conhecido como boletim Focus, é uma publicação que o Banco Central (BC) disponibiliza toda semana com as projeções do mercado financeiro em relação a determinados indicadores econômicos do País. Ele é divulgado toda segunda-feira, às 8h30, no site da autoridade monetária.

Ele traz estatísticas calculadas levando em consideração as expectativas que o mercado financeiro tem sobre preços e atividade econômica. Para tanto, o Banco Central coleta diariamente essas projeções com cerca de 140 bancos, gestores de recursos e outras instituições – como corretoras e consultorias – e depois de compiladas, as publica no Relatório Focus.

Dessa forma, pode-se dizer que o relatório é um resumo das estatísticas calculadas com base nas informações prestadas por estas instituções.

As expectativas econômicas da Pesquisa Focus também são úteis para que empresas e cidadãos possam planejar suas ações de curto, médio e longo prazos. Com base na situação atual e no que acreditam que pode acontecer, é possível tomar decisões de gastar ou poupar, por exemplo.

O que traz o Boletim Focus

O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio e taxa Selic. Mas é importante que ressaltar que estas projeções são do mercado financeiro e que foram obtidas por meio de uma pesquisa, e não do Banco Central, que apenas faz a divulgação.

Na edição desta segunda-feira (15), por exemplo, o Boletim Focus trouxe uma projeção bem pessimista para o Produto Interno Bruto (PIB) ao final deste ano. E isso já vem se repetindo por 18 semanas consecutivas! Na visão dos economista ouvidos pelo Banco Central, a economia brasileira deve ter queda de 6,51% em 2020. Na pesquisa anterior, ou seja, do dia 8, o mercado já apostava na retração de 6,48%.

Ou seja, essas projeções levaram em conta a situação atual do País ao passar por um periodo de pandemia de Covid-19 e também pela crise na política, situações que causam impacto nos indicadores econômicos.

O relatório fica disponível no site do BC e também pode ser encaminhado por e-mail, desde que a pessoa interessada peça para ser incluída na lista do Departamento de Estatísticas para receber o documento toda segunda-feira.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial