O pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, aprovado pelo Senado ontem (30|), será realizado principalmente por Bancos Públicos.

Caixa, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Correios e agências lotéricas serão a rede utilizada pelo País para fazer o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia de coronavírus.
Segundo Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania, isso já foi decidido. Porém, para que seja colocado em prática, haverá a edição de um decreto para entregar a responsabilidade às empresas.
A excelência em logística e a capilaridade dessas estatais foram decisivas na escolha. Só a Caixa possui atendimento em 5.415 municípios, o que cobre 97,2% do total de cidades. Já os Correios estão presentes em todas os municípios do Brasil. Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia completam a lista pela expertise em lidar com setores específicos ou regiões de difícil acesso no País.
Essa expertise foi adquirida ao longo dos anos. Por exemplo, os Correios são a empresa mais antiga em operação no Brasil, e sua história se confunde com a da expansão territorial e a geografia política do País. Assim como a da Caixa, que foi criada para atender a população remediada e que acabou sendo fundamental na liberdade de pessoas escravizadas no período mais triste que esse país viveu.
Em comum, ambos têm na sua fundação a missão de atender ao País e a sua população e não a geração de lucros.
Não vá às agências de Bancos Públicos agora
O auxílio emergencial foi aprovado pelo Senado Federal na noite de ontem (30). Ainda precisa ser sancionado pelo presidente da República. Da mesma forma, como anunciou o ministro Onyx Lorenzoni, ainda precisará ser feito um decreto para que o pagamento esteja liberado.