Reconta Aí Atualiza Aí Banco do Brasil Banco do Brasil lança dois programas de demissão voluntária

Banco do Brasil lança dois programas de demissão voluntária

Em meio a processo de reestruturação, Banco do Brasil lança dois programas de demissão voluntária com o objetivo de desligar cerca de 5 mil trabalhadores.

A direção do Banco do Brasil apresentou hoje ao mercado seu plano de reestruturação institucional. Nele, além da diminuição do número de locais de atendimento ao público, há a previsão da diminuição do quadro de funcionários.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

Segundo os cálculos apresentados, a redução do quadro será em torno de 5 mil funcionários. A substituição será feita por robôs e inteligência artificial.

Planos para o fim do Banco Público?

Com menos agências, postos de atendimento e funcionários, o Banco do Brasil encolhe de tamanho e importância para o País. Apesar do possível impacto positivo em suas contas, o BB deixa de lado seu papel no desenvolvimento do País.

Para o deputado federal Bira do Pindaré (PSB/MA), não há motivos para tais planos serem postos em prática.

“O que justifica demitir 5 mil funcionários e fechar 361 agências do Banco do Brasil? Nada. Esse desmonte visa, única e exclusivamente, favorecer a privatização e o enriquecimento de banqueiros no País. São as ordens do governo Bolsonaro sob o comando de Paulo Guedes. Resistiremos!”

Deputado federal Bira do Pindaré (PSB/MA)

Quais são os Planos de Demissão Voluntária?

Foram oferecidos aos funcionários dois programas, o já conhecido Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE).

Cada um deles é direcionado a um público e possui um funcionamento diferente.

Programa de Adequação de Quadros – PAQ

O PAQ é o mais vantajoso a quem deseja se desligar do BB, mas não atenderá a todos.

Ele é destinado aos funcionários lotados em praças que deixarão de existir ou serão remodeladas. Estará vigente de 12/01 até 22/01. Nele serão incluídas, além das verbas recisórias, a remuneração bruta recebida pelo funcionário. Ou seja, inclui a função e a gratificação subjacente, vale-refeição, dentre outras verbas.

A indenização para funcionários com até 20 anos de serviço terá como valor máximo 7,7 salários brutos. Já os bancários que possuem mais de 20 anos de BB poderão receber até 9,7 salários brutos.

Programa de Desligamento Extraordinário – PDE

Já o Programa de Desligamento Extraordinário atinge todos os funcionários do BB. Contudo, as verbas recisórias serão menores e a remuneração contabilizada será o salário-base do funcionário.

A data desse programa será maior: de 12/1 a 05/2 para que os funcionários que não conseguirem aderir ao PAQ, possam se demitir por esse plano.

O momento errado para demitir funcionários

“Nesse momento de pandemia, o Banco do Brasil mais uma vez é protagonista da política econômica do Governo Federal”, afirma João Fukunaga, coordenador da Comissão de Empresa do Banco do Brasil e dirigente sindical. Ele se refere às constantes tentativas de privatização e desmonte do setor público realizadas desde o início do governo Bolsonaro.

Sobre a situação dos funcionário frente aos Planos de Demissão Voluntária, Fukunaga explica: “Ao ameaçar os funcionários com o fechamento de agências e locais de trabalho, [o Banco do Brasil] obriga muitas pessoas a procurarem novos cargos ou finalmente recorrer ao PAQ ou PDE.”

No mesmo sentido, o dirigente sindical completa: “Tamanha a falta de respeito e incertezas acabam levando as pessoas a saírem da empresa”.

Funcionários pesquisarão suas opções em hotsite

De maneira idêntica ao que o BB pretende fazer com seus clientes, o atendimento aos funcionários também será bastante impessoal. Ele se dará de formas diferentes aos que estão regularmente trabalhando e os que estão cedidos ou em férias.

Para os que estão na ativa, será possível consultar as opções por meio de um hotsite interno. Já os que estão cedidos ou em férias, terão à disposição apenas um chat bot, ou seja, a comunicação por meio de um robô. Não solucionadas as questões, as dúvidas serão encaminhadas ao atendimento por funcionários. Ambas as opções já estrão disponíveis amanhã, dia 12/01.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial