Pular para o conteúdo principal

Bancários se mobilizam contra retirada de direitos

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Após várias reuniões de negociação, os bancos continuam insistindo em retirar direitos dos trabalhadores. Os bancários são contra as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e, por isso, participam, nesta segunda-feira (24), às 19 horas, de um protesto da categoria.

As ações são organizadas pela Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef/SP), pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

As entidades estão preparando projeções em prédios na cidade de São Paulo, com informações que denunciam a postura dos bancos totalmente contra os empregados. Também terá um drive thru para que os bancários possam retirar materiais da Campanha Nacional dos Bancários, entre eles, máscaras e adesivos.

Locais onde acontecem as duas ações:

– Consolação: Rua Caio Prado esquina com Rua da Consolação
– Próximo à USP: Rua Sousa Reis, 121, Butantã
– Vila Madalena: Rua Medeiros de Albuquerque, 431
– Barra Funda: Rua Turiassú, 1.036

Lei também:
“Fenaban não tem levado a sério nossas reivindicações”, diz Ivone Silva

Sobre as negociações entre bancos e trabalhadores

O Comando Nacional dos Bancários vem reunindo com os representantes da Fenaban para discutir propostas de reajustes. Já foram várias reuniões, mas as reivindicações da categoria não estão sendo atendidas.

De acordo com a Apcef/SP, os bancários reivindicam aumento real de salário, da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) e demais direitos econômicos, como o vale-alimentação.

Além disso, eles pedem condições dignas de trabalho e a manutenção dos direitos definidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs).

No último sábado (22), a federação dos bancos fez uma nova proposta para a PLR, reduzindo os valores distribuídos aos bancários. Para piorar, mantiveram a proposta de diminuição da gratificação de função de 55% para 50%.

“É um absurdo. A Fenaban não tem levado a sério as nossas reivindicações”, alerta Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Assembléia de atualização aos bancários

Nesta terça-feira (25) as entidades realizam plenárias em todo o País para apresentar as propostas e organizar uma maior mobilização dos trabalhadores. Empregados, fiquem atentos e participe!

Com informações e imagem da Apcef/SP e Sindicato dos Bancários de SP.