Pular para o conteúdo principal

Balão de ensaio? Bolsonaro pretende recriar o Ministério do Trabalho

Imagem
Arquivo de Imagem
Bolsonaro

O governo Bolsonaro pretende recriar o Ministério do Trabalho com o nome de Ministério do Emprego e da Previdência Social, informa Carla Araújo em reportagem para o UOL. Conforme a jornalista, a recriação da pasta já está definida - a contragosto de Paulo Guedes, atual ministro da Economia.

Os ministérios do Trabalho e da Previdência Social foram extintos na reforma ministerial promovida no primeiro ano do governo Bolsonaro em 2019. Todos os assuntos tratados por ambas as pastas foram centralizados sob a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, de Paulo Guedes - o chamado superministro.

Sérgio Mendonça, ex-secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento e atual diretor do Reconta Aí, avalia de forma positiva a volta da pasta. "A burocracia e as perdas são muito ruins nesses processos de extinguir e recriar. Apesar desse desgoverno, vejo com bons olhos a recriação desse ministério. É importante termos essa área no Governo Federal".

Novo Ministério do Trabalho pode servir como prêmio ao Centrão

De acordo com reportagem do UOL, a recriação do Ministério do Trabalho está prevista em meio a mais alterações anunciadas nesta quarta-feira (21) por Jair Bolsonaro. Analistas já preveem uma "dança das cadeiras" entre integrantes do governo e a parte do Centrão - que defende Jair Bolsonaro na CPI da Covid.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), árduo defensor do presidente frente à tragédia de meio milhão de mortos por conta da Covid-19, está cotado para assumir a Casa Civil, pasta ocupada atualmente pelo militar Eduardo Ramos, que deverá ir para a Secretaria Geral da presidência.

Já o possível Ministério do Emprego e da Previdência poderá ficar a cargo de Ônix Lorenzoni (DEM/RS). O médico veterinário tem sido uma espécie de 'curinga', que somente durante os três anos de governo Bolsonaro já ocupou os postos de Ministro-chefe do Gabinete de Transição Governamental, Ministro-chefe da Casa Civil, Ministro da Cidadania e Ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República.