Pular para o conteúdo principal

Bahia: Jerônimo Rodrigues eleito governador

Imagem
Arquivo de Imagem
Jerônimo Rodrigues venceu na Bahia

Foi eleito em segundo-turno o candidato Jerônimo Rodrigues do Partido dos Trabalhadores, com 52,54% dos votos para governar o estado da Bahia. Em segundo lugar ficou ACM Neto do partido União Brasil (UB), com 47,46% dos votos.

Quem é Jerônimo Rodrigues

O novo governador da Baiha é Jerônimo Rodrigues Souza, nascido em Aiquara (BA) no ano de 1965. De origem indígena, Jerônimo é filho de uma agricultora que traalhava em roça de cacau. Jerônimo, como é chamado pelos eleitores, é católico, casado com Tatiana Velloso e pai de um filho. Formado e pós-graduado na Universidade Federal da Bahia, o vencedor das eleições baianas é engenheiro agrônomo, professor universitário e autor de diversos livros.

“Minha mãe trabalhava na roça e muitas vezes precisava viajar para garantir nosso sustento. Ficávamos com Dona Maria Cerqueira, essa memória me remete à luta pela vida com decência e hombridade, além da força e a liderança das mulheres”.

Jerônimo Rodrigues

Fez parte do movimento estudantil durante sua passagem pela universidade, tendo se filiado ao PT durante a década de 1990. Esta foi a primeira eleição que disputou, mas tem um grande histórico de atuação na área pública: em 2007 foi assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, em 2010 compôs a equipe da Secretaria de Planejamento do estado, em 2011 foi para Brasília onde trabalhou como Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Secretário Executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana e Assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário. A partir de 2014 implementou a Secretaria de Desenvolvimento Rural na Bahia e em 2017 assumiu a Secretaria da Educação do Estado da Bahia.