Pular para o conteúdo principal

Auxílio Taxista: Mais de 300 mil motoristas já foram cadastrados pelos municípios

Imagem
Arquivo de Imagem
auxílio taxista

O cadastro de 301,5 mil taxistas já foi enviado pelos municípios ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Os dados desses motoristas estão sendo analisados pela Dataprev para identificar se os profissionais têm direito de receber o Auxílio Taxista no valor de R$ 1 mil por mês.

Os motoristas selecionados terão direito a seis parcelas do auxílio que serão pagas entre os meses de agosto e dezembro de 2022. Somente em agosto serão pagas duas parcelas, sendo uma no dia 16 e outra no dia 30.

Os municípios que ainda não enviaram os dados dos taxistas aos MTP poderão realizar o procedimento a partir desta sexta-feira (5), quando inicia a segunda etapa de cadastramento. Segundo o Ministério, os motoristas cadastrados nesta segunda etapa e, posteriormente, considerados elegíveis pela Dataprev, irão receber as duas primeiras parcelas no dia 30 de agosto.

ATENÇÃO! A data limite para as prefeituras enviarem os cadastros dos taxistas será 11 de setembro de 2022.

O pagamento do auxílio será feito pela Caixa e o crédito das parcelas será na conta Poupança Social Digital do Banco Público. O dinheiro poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. O taxista que não tiver uma conta digital no Caixa Tem não precisa se preocupar, pois a Caixa irá criar uma automaticamente e sem nenhum custo.

LEIA TAMBÉM:
- Auxílio Taxista: Tudo o que você precisa saber
- BC: Copom eleva taxa de juros para 13,75% ao ano
- Como Fazer? Redução do ICMS, Orçamento e outras amarras para 2023

Quem tem direito ao Auxílio Taxista?

Para ter direito ao auxílio, o taxista precisa preencher alguns pré-requisitos. São eles:

- Estar com CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regularizados;
- Ter registro para exercer a profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022;
- Ser motorista de táxi titular de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital em efetivo exercício da atividade profissional;
- Ser motorista de táxi com autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, em efetivo exercício da atividade.

Calendário de pagamento

Até o momento, o Ministério do Trabalho e Previdência divulgou as datas de pagamento somente das duas primeiras parcelas. As demais parcelas ainda estão sem data fixa para pagamento.

1ª parcela - 16 de agosto
2ª parcela - 30 de agosto