Estamos recebendo no WhatsApp várias mensagens de pessoas com dúvidas em relação ao auxílio emergencial. Algumas também podem ser as suas. Confira!
O Governo Federal lançou, no início de abril, um site e um aplicativo para que trabalhadores informais e autônomos possam se cadastrar e receber o auxílio emergencial. Mas junto com esse sistema, vieram vários problemas.
Desde então, o WhatsApp do Reconta Aí tem recebido uma enxurrada de mensagens de brasileiros com dúvidas. Selecionamos algumas que também podem ser as suas dúvidas. Confira!
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Meu cadastro está em análise desde o dia 7 de abril
Esta é uma das principais dúvidas que recebemos. O prazo para análise do cadastro, estipulado pelo Governo Federal, seria de cinco (5) dias úteis. Mas muitos brasileiros que fizeram o pedido do auxílio emergencial nos primeiros dias estão reclamando da demora na resposta.
A Dataprev informou nesta segunda-feira (27) que estão trabalhando na homologação de 5,15 milhões de requerimentos: 1,7 milhão do período de 7 a 10 de abril; 300 mil, de 11 a 17 de abril; e 3,15 milhões, de 18 a 22 de abril.
De acordo com instituição, os dados precisaram de processamento adicional em função da complexidade de cenários e cruzamentos.
Recebi uma mensagem dizendo que meu cadastro não pode ser analisado. O que faço?
Quando o cadastro não pode ser analisado, é possível acessar o aplicativo ou site do auxílio emergencial para refazê-lo. Dessa forma, você estará pedindo uma nova análise.
Para isso, é preciso estar com o aplicativo atualizado. É só entrar na Apple Store ou na Google Store, procurar pelo aplicativo e clicar em “atualizar”.
Fui aprovada, mas tem mais de semanas que aguardo o pagamento
Muitos brasileiros estão com a mesma reclamação. De acordo com a Caixa, um novo lote de pagamentos da primeira parcela começou na última sexta-feira (24) e irá até o dia 30 de abril. É preciso continuar acompanhando as atualizações do cadastro no aplicativo ou site do auxílio emergencial.
Quem não tem conta em banco recebe o auxílio como?
A opção dada pela Caixa aos brasileiros que não possuem conta em banco é o pagamento pela Poupança Social Digital da Caixa (veja aqui). De acordo com a Caixa, o acesso e a movimentação dessa poupança social deve ser pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para celulares IOS e Android.
Pelo aplicativo, é possível pagar boletos e contas de consumo como água, luz, telefone, entre outras. Entretanto, o trabalhador pode optar por transferir o dinheiro para contas de outras instituições financeiras. Nesse caso, são gratuitas até três transferências por mês, pelos próximos 90 dias.
Também é possível realizar o saque em dinheiro nas casas lotéricas e caixas eletrônicos. O saque segue o calendário divulgado pela Caixa (veja aqui).
Sou mãe solteira, desempregada e meu auxílio foi negado. O que eu faço?
Neste caso, é possível contestar o motivo da não aprovação ou realizar uma nova solicitação. Na mesma tela do aplicativo ou site do auxílio emergencial – onde aparece a informação que o pedido foi negado, terá a opção “realizar nova solicitação”. É só clicar e preencher novamente o cadastro.
Meu auxílio foi negado, mas no aplicativo não aparece qual foi o motivo
De acordo a Caixa, os auxílios negados são de pessoas que não se enquadram nos pré-requisitos estabelecidos por lei. Para receber os R$ 600, é necessário que o brasileiro esteja dentro do perfil abaixo:
- Ser maior de 18 anos de idade;
- Não receber benefícios previdenciários ou assistenciais (como seguro-desemprego, aposentadoria ou Bolsa Família);
- Ser MEI, contribuinte do Regime Geral da Previdência Social ou trabalhador informal inscrito no Cadastro Único;
- Ter renda familiar abaixo de três salários mínimos (R$ 3.135) ou renda por pessoa inferior a meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50);
- Não ter recebido mais de R$ 28.229,70 em renda tributável no ano de 2018
Tenho dificuldade em acessar o aplicativo Caixa Tem. Quando acesso, sempre sai do ar quando estou finalizando a operação
O grande número de acesso ao aplicativo está congestionando o sistema, de acordo com a Caixa. Neste caso, é preciso insistir no acesso ao aplicativo e também nas operações.
O aplicativo Caixa Tem está com uma fila de espera virtual. É assim mesmo?
Nesta segunda-feira (27), muitos brasileiros relataram pelo Twitter que estão encontrando uma fila virtual para acessar o aplicativo. A Caixa informou, na última semana, que a quantidade de acessos está congestionando o sistema. Mas até o momento não falou nada sobre as filas digitais.
Meu número de celular está errado no Caixa Tem. O que faço?
A Caixa ainda não liberou a opção de alterar informações pessoais no aplicativo Caixa Tem.