Ao longo do dia, recebemos várias mensagens de pessoas com dúvidas em relação ao auxílio emergencial. Algumas também podem ser as suas. Confira!
O Governo Federal lançou, nesta terça-feira (7), um site e um aplicativo para que trabalhadores informais e autônomos possam se cadastrar e receber o auxílio emergencial durante a pandemia do coronavírus.
Ao longo do dia, o WhatsApp do Reconta Aí recebeu várias mensagens de pessoas com dúvidas. Selecionamos algumas que também podem ser as suas dúvidas. Confira!
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Ammanda, Brasília – Como faço para saber se tenho direito a receber o auxílio emergencial?
O auxílio emergencial é destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais e desempregados que ficarão sem renda durante essa pandemia do coronavírus. Para receber a cota de R$ 600, o trabalhador precisa preencher os seguintes requisitos:
- Ser maior de 18 anos de idade;
- Não receber benefícios previdenciários ou assistenciais (como seguro-desemprego, aposentadoria ou Bolsa Família);
- Ser MEI, contribuinte do Regime Geral da Previdência Social ou trabalhador informal inscrito no Cadastro Único;
- Ter renda familiar abaixo de três salários mínimos (R$ 3.135) ou renda por pessoa inferior a meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50);
- Não ter recebido mais de R$ 28.229,70 em renda tributável no ano de 2018
As mulheres que possuem empregos informais e que são chefes de família também terão direito a duas cotas do auxílio, totalizando R$ 1.200.
Mary, São Paulo – Como faço o cadastro?
O auxílio emergencial pode ser solicitado pelo aplicativo oficial ou site da Caixa. Ao acessar o sistema, o trabalhador vai concordar que cumpre os pré-requisitos para receber o auxílio e inserir alguns dados pessoais.
Após esse processo, a Caixa terá cinco (5) dias úteis para analisar o cadastro. Somente depois o benefício será liberado ou negado.
Link para requerimento do benefício:
https://auxilio.caixa.gov.br
Aplicativo para IOS:
https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331
Aplicativo Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio
Ana Paula, Espirito Santo – Eu entrei no site e não estou conseguindo me cadastrar. O que fazer?
Tanto o site quanto o aplicativo começaram a receber cadastros na manhã desta terça-feira (7). O grande número de acesso pode gerar inconsistências no site. Por isso, o trabalhador deve tentar novamente ou entrar em contato pelo telefone 111.
Luciana, São Paulo – Preenchi o cadastro e fui informada que preciso esperar 5 dias. Quer dizer que vou receber o auxílio emergencial?
A Caixa terá um prazo de cinco (5) dias úteis para analisar o cadastro. Somente após esse prazo, o trabalhador será informado se o benefício foi negado ou vai ser liberado.
Rose Rodrigues, Alagoas – Fiz o cadastro pelo site, mas diz que eu preciso aguardar cinco dias. Onde vejo se consegui ou não o auxílio?
Após o cadastro, a Caixa terá cinco (5) dias úteis para analisar o cadastro. Somente depois o benefício será liberado ou negado. É possível acompanhar o processo no mesmo local onde o cadastro foi realizado. Tanto no site quanto no aplicativo, o trabalhador saberá o andamento do seu processo.
Paula , Rio de Janeiro – Não estou conseguindo completar minha operação, porque minha operadora é Nextel e não tem a opção. E agora?
O ideal é cadastrar o telefone de outra pessoa da família. Caso não seja possível, o trabalhador deve entrar em contato pelo telefone 111.
Priscila, São Paulo – Não estou conseguindo ver o meu código. Por onde ele chega?
Todos os trabalhadores que estão realizando o cadastro – no site ou no aplicativo -, vão receber um código de verificação por mensagem de texto no número de celular que foi informado na hora de preencher os dados. Caso não receba a mensagem, ligue para o telefone 111.
Elza Soares, Tocantins – Não tenho conta em banco. Como vou receber o dinheiro do auxílio emergencial?
Trabalhadores que não possuem conta bancária, a Caixa vai disponibilizar uma poupança social digital. É uma conta do tipo poupança, aberta de forma automática em nome do beneficiário. O acesso à conta é realizado pelo aplicativo CAIXA Tem.
Essa poupança social dispensa a apresentação de documentos, é isenta de cobrança de tarifas de manutenção de conta e permite pelo menos uma transferência eletrônica de valores ao mês, sem custos, para conta bancária mantida em qualquer outra instituição financeira.
Audrea, São Paulo – Consegui fazer o cadastro, mas coloquei a agência errada. Como eu corrijo?
Caso o trabalhador precise realizar qualquer tipo de alteração no cadastro, é preciso ligar para o telefone 111.
Veja aqui como se cadastrar: