Pular para o conteúdo principal

Auxílio Emergencial: Como denunciar quem recebe indevidamente

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A quantidade de brasileiros recebendo o auxílio emergencial em 2021 é significativamente menor do que em 2020. Para o pagamento deste ano, o Governo Federal passou um pente fino nos cadastros dos cidadãos. Mesmo assim, ainda há pessoas denunciando quem recebe o pagamento e não precisa desse dinheiro.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

Para denúncias ou até mesmo reclamações sobre o auxílio emergencial, o cidadão pode procurar o Governo Federal de duas formas: ligando para o telefone 121 do Ministério da Cidadania ou realizando a reclamação pela internet.

plataforma Fala.BR possibilita denúncias sobre auxílio emergencial e qualquer outro assunto que envolva o Governo Federal. Dessa forma, é possível relatar os problemas sem precisar se identificar. Entretanto, essa opção não dá a possibilidade de acompanhar o andamento da reclamação.

Ligado à Controladoria-Geral da União, o Fala.BR também é um canal de acesso à informação, solicitações, elogios e sugestões de ideias para desburocratizar o serviço público.

Leia também:
- Contra Covid-19: Projeto amplia novas categorias prioritárias na vacinação
- Dataprev: Seu auxílio emergencial 2021 foi cancelado? Veja como contestar
- Auxílio Emergencial 2021: Caixa altera calendário de pagamento da 3ª parcela

Denúncias pela internet

Passo 1: Acesse o site (clicando aqui). Caso queira acompanhar o processo, clique em Cadastrar no canto superior direito. Preencha os dados solicitados e depois volte para a página inicial. Faça o login e clique em Entrar. Se a denúncia for anônima, é só clicar em Continuar sem me identificar.

denúncias

Passo 2: Em seguida, selecione o órgão que irá receber a reclamação. Sobre o auxílio emergencial, as denúncias devem ser enviadas para o Ministério da Cidadania. Depois escolha o assunto que será abordado. Neste caso, marque auxílio.

No campo Fale aqui, descreva a sua reclamação da forma mais clara possível. Também é possível incluir anexos na sua solicitação. Neste caso, é só clicar em Incluir anexos e selecionar os arquivos.

denúncias

Passo 3: Os campos sobre Local do Fato e Quais são os envolvidos no fato não são de preenchimento obrigatório. Mas é importante informar pelo menos o estado e o município para facilitar a investigação da denúncia.

Passo 4: Após preencher todo o formulário, clique em Avançar. A próxima tela irá mostrar toda a reclamação para verificar se está tudo correto. Após conferir as informações, é só clicar em Enviar.