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Auxílio Brasil: Veja como se cadastrar no CadÚnico

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Com o fim do auxílio emergencial, milhões de brasileiros que não estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ficarão desamparados. As incertezas aumentaram com o fim do Bolsa Família e a criação de um novo programa social - o Auxílio Brasil - que, além de estar totalmente desestruturado, tem data para acabar - 31 de dezembro de 2022.

No entanto, os brasileiros que estão no CadÚnico podem participar de vários programas sociais dos Governos Federal, estadual e municipal como, por exemplo, a Tarifa Social de Energia Elétrica. Inclusive, é por meio deste cadastro que são selecionadas as famílias que vão participar do Auxílio Brasil.

Para fazer parte desse registro, o cidadão precisa solicitar o cadastro e é gratuito. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é a prefeitura de cada município que insere e atualiza as informações. Então, é preciso procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com toda a documentação em mãos. Caso o município não tenha Cras, a prefeitura é quem realiza o cadastro dos cidadãos.

Uma pessoa será a responsável pela unidade familiar e é ela quem vai solicitar o cadastro. Esse cidadão precisa apresentar seu CPF ou título de eleitor. Além disso, ele precisa levar os documentos dos outros integrantes da família, que pode ser um dos listados abaixo:

Imagens do aplicativo oficial do Cadastro Único

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Para realizar o cadastro, as famílias ou pessoas que moram sozinhas precisam seguir um dos pré-requisitos de faixa de renda. São eles:

– O salário de todas as pessoas da família somado e dividindo pelo número de membros da família deve ser até R$ 522,50 por mês; OU

– A soma dos salários de todas as pessoas da família deve ser até R$ 3.135; OU

– Os cidadãos estiverem em situação de rua; OU

– Não se enquadrar em nenhuma dessas situações, mas precisa estar no Cadastro Único para receber um serviço que o exige.

Atenção! Quem já está no Cadastro Único, é importante deixar as informações sempre atualizadas. De acordo com o Ministério da Cidadania, essa atualização deve ser feita pelo menos a cada dois anos.

Dúvidas e informações

Em caso de dúvidas, reclamações e sugestões, o cidadão pode acessar o site da Ouvidoria do Ministério da Cidadania ou ligar para o telefone 121.